Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 8º ANO ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS
Carla Martins da Silva, Thaísa Jacintho Muller

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo trata das percepções de estudantes de uma turma de 8º ano a respeito de um trabalho realizado nas aulas de Matemática, que utilizou como método de ensino atividades contextualizadas simulando a realidade. Tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem de Matemática quando contextualizada com simulações da realidade. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa envolvendo um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas abertas aplicadas aos próprios estudantes. As respostas dos estudantes foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD, seguindo todas as suas etapas: unitarização, categorização e o metatexto. A análise evidencia que na percepção dos estudantes a Matemática é uma disciplina que utiliza a contextualização para facilitar os cálculos de situações do cotidiano.


Texto completo: PDF