Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA: UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS DE 6º ANO EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES DA TABUADA
Fabricio Herbacz da Silva

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta o relato de um experimento realizado com uma turma de 6º ano da E.T.E. Mal. Mascarenhas de Moraes, situada no município de Cachoeirinha/RS. Os alunos foram convidados a participar de uma atividade investigativo-exploratória cujo foco foi o preenchimento de uma tabela de dupla entrada com os produtos dos números de 1 a 10, seguida de alguns questionamentos sobre a realização da atividade. Este experimento propiciou uma grande variedade de conjecturas feitas pelos próprios alunos acerca deste fato, sendo que as que mais se salientaram foram: “o espelho” e “a soma dos n primeiros números ímpares”. Ao final, pode-se perceber que a maioria dos alunos conseguiu finalizar a tarefa, percebendo alguns padrões, através da atividade investigativo-exploratória.


Texto completo: PDF