Última alteração: 29-09-2017
Resumo
O presente trabalho discorre sobre o planejamento, execução e reflexão a cerca de uma aula de matemática de Nível Fundamental, envolvendo o conteúdo de frações, aliado ao uso do recurso didático do jogo e o das tecnologias, decorrente da Prática Enquanto Componente Curricular III (PECC III), desenvolvida no 3º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa/RS. O planejamento de aula foi organizado com o objetivo de proporcionar a compreensão do significado de frações, pois esta é uma dificuldade apresentada por muitos alunos quando se trabalham frações. Então, participaram desta prática, alunos do 9º ano de uma escola pública pertencente a 17ª Coordenadoria Regional de Educação (17ª CRE) a fim de poder verificar na prática se o planejamento que foi organizado efetivamente oportuniza aos alunos o entendimento sobre este conteúdo. Desta forma, planejou-se uma sequência didática organizada em cinco momentos, porém percebemos que a aula ficou bastante extensa e por isso não foi possível conclui-la dentro do tempo previsto, sendo necessária a reorganização durante seu desenvolvimento. Assim, esta prática nos fez perceber o quanto é importante uma aula criativa e organizada para o envolvimento e interesse dos alunos, pois mesmo com dificuldades, se fizeram sempre participativos e comprometidos. E, como futuros professores, verificar o quanto experiências práticas como esta são fundamentais a nossa formação.