Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: PROJETO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica Fontoura Garcia Silva, Mariângela Camba

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


A presente pesquisa é um recorte de estudos realizados com dois professores que ensinam matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tal espaço formativo está no âmbito da parceria de uma universidade privada com o Governo Federal, por meio do Programa Observatório da Educação, onde utilizamos as dependências de uma Diretoria Regional de Ensino da capital paulista como ambiente formativo. O curso de formação continuada utilizou como instrumentos metodológicos questionários, portfólios de atividades desenvolvidas, filmagens e gravações ocorridas durante o curso. Durante o curso participaram além dos dois professores analisados por esse trabalho outros vinte e cinco que, diferentemente desses, atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que apesar de muito mais inseguros quanto aos conteúdos do curso, demonstraram em sua maioria melhor desempenho nos aspectos didáticos relacionados à estatística. As reflexões proporcionadas à luz da Didática da Estatística (Batanero) e pelos textos das duas primeiras versões da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2015, 2016) desvelaram aspectos ainda não consolidados na prática destes professores acerca do letramento estatístico e desenvolvimento de projetos didáticos, pois as atividades apresentadas por esses participantes não explorou as múltiplas variáveis do contexto para criar situações de aprendizagem fecundas e significativas, estando restritas aos elementos da estatística descritiva que pouco valorizava o potencial dos alunos, exploravam poucos os aspectos ligados à criticidade e uma avaliação constante e formativa, deixando de lado importantes competências ligadas à estatística inferencial no desenvolvimento de uma matemática a favor da formação para o exercício pleno da cidadania, pois se restringiram a sequência didática ideal para alunos com bem menos anos de escolaridades: uma coleta de dados, organização dos mesmos e apresentação em forma de gráficos, não demonstrando qualquer relação com a estatística inferencial, assim como também não desenvolveu qualquer aspecto ligado à estatística para a tomada de decisões.


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