Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
VELOCIDADE INSTANTÂNEA: ANÁLISE DE UMA TAREFA PROPOSTA A ESTUDANTES QUE CURSAM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
André Luis Trevisan, Patrícia Aparecida Caldana Pereira, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este texto descreve o trabalho de elaborar, aplicar e analisar uma tarefa para as aulas de CDI, implementadas com o Geogebra, abordando o conceito de taxas média e instantânea de variação de uma função, partindo de contextos oriundos da Física, mais especificamente, da cinemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo. Buscou-se, por meio da análise do modo como alunos que cursam a disciplina de CDI lidaram com a tarefa, evidenciar suas compreensões sobre velocidade instantânea, conceito usualmente utilizado como “pano de fundo” para o início do estudo de derivadas. A análise de dados evidenciou que, para esses estudantes, parecia ser posto que, para calcular velocidade (não diferenciando velocidade média de velocidade instantânea), bastava “dividir a posição pelo tempo”.

Texto completo: PDF