Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS
Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar o processo de criação, confecção, e análise de um material manipulável destinado ao ensino de geometria, referente à planificação de sólidos geométricos, e que possa ser usado para o trabalho com estudantes cegos. Uma pré-análise do material é possibilitada a partir de um minicurso destinado a graduandos em Matemática e o desenvolvimento e análise do material para o ensino encontra-se vinculado a uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, sendo destacadas manipulações táteis por um professor cego. Os cursistas manipularam o material de olhos vendados e durante esse processo alguns aspectos sobre a resistência e a forma dos materiais foram evidenciados.  Ao final do minicurso os participantes responderam um questionário com questões sobre aspectos metodológicos e de auto-avaliação, sendo o material foi avaliado como ótimo por 89% dos cursistas e como bom pelos 11% restantes.  O professor cego considera o material adequado não só para o ensino de estudantes cegos, mas para qualquer aluno. Concluímos que é possível esse material manipulável constituir-se em recurso didático para o trabalho com planificações de sólidos geométricos para estudantes cegos em salas de aulas regulares.

Texto completo: PDF