Última alteração: 29-09-2017
Resumo
Este presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência sobre uma oficina de jogos matemáticos voltada para aos professores de matemática atuantes na rede municipal, a atividade foi organizada pelos licenciandas do Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Élio Salles. O desenvolvimento da oficina ocorreu no LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores) do Instituto, e fortaleceu uma interação com os professores através dos materiais didáticos apresentados pelos acadêmicos e manipulados pelos participantes. Foram propostos jogos como recurso para às aulas de matemática, uma maneira lúdica de se apresentar determinado assunto, trabalhando tanto o raciocínio quanto a fixação de conceitos, dentre outras particularidades a serem exploradas. Na ocasião, foi submetido ao publico alvo um questionário na qual os mesmos puderam expor suas opiniões, criticas e sugestões sobre cada jogo, no sentido de se fazer uma avaliação e assim propor melhoramentos nos materiais e sua aplicabilidade visando o ensino de
matemática.