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A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A INTRODUÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, a qual teve como principal objetivo apresentar uma Proposta Metodológica fundamentada na teoria de Ponte (2005, 2006, 2014) sobre a Diversificação de Tarefas, afim de que esta coloque os alunos em Atividade e possibilite o aprendizado significativo dos conceitos formais de Números Inteiros, do contexto histórico e das quatro operações. Essa Proposta foi planejada e construída com base no movimento de ação-reflexão-ação ao ser aplicada numa turma regular do 7º ano do Ensino Fundamental 2 e caracteriza-se como pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador foi também o professor de Matemática. A fim de avaliar melhorias na prática do professor, tecemos considerações estruturadas em Categorias de Análise, de acordo com a teoria de Bardin (1977), sobre Análise de Conteúdos. Os resultados direcionam para uma real necessidade da Diversificação de Tarefas no planejamento metodológico de professores que busquem a apropriação do conhecimento por seus alunos.
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