Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O trabalho é parte de uma sequência didática a ser explorada sobre o ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas. É parte de um projeto piloto a ser desenvolvido em dissertação de mestrado profissional. Foi realizado em duas turmas de 7ª séries do ensino fundamental. É apresentado, com a proposta, um modelo diferente de trabalhar geometria com a malha quadriculada, pensando em diversas formas de aprendizagem, suportada pela Teoria dos campos Conceituais defendida por Vergnaud (1993) e no construcionismo de Papert (2008). As atividades abordadas têm o objetivo de verificar o que cada discente conhece sobre os conceitos observados. Deseja-se também perceber se os alunos têm potencial de articulação de diferentes formas de abordagens sobre os temas discutidos. Problematiza os argumentos dos estudantes para encontrar a área e o perímetro de diferentes figuras geométricas planas, relacionando diferentes informações e situações. Permite esclarecimentos de diferentes conceitos surgidos com a atividade e observa o singularismo das respostas encontradas. Denota as características observadas pelos estudantes e permite uma participação coletiva para conclusões de ideias.