Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA PARA A COMPREENSÃO DA UNIDADE IMAGINÁRIA
Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta didática, na forma de oficina, para a introdução ao estudo de números complexos. Diferente de práticas que exploram a parte formal e algébrica, inicia-se com uma abordagem geométrica dos números complexos, especificamente, associando-os a vetores, um conhecimento prévio que, em geral, os estudantes trazem dos estudos em Física. O objetivo de aprendizagem principal da oficina consiste em construir o conceito da unidade imaginária, dando sentido e significado a esse número. A oficina está planejada com atividades dinâmicas e interativas no GeoGebra, mediadas por um objeto de aprendizagem (OA) desenvolvido e testado durante a realização de um mestrado profissional e que está disponível em http://matematicacomplexa.hol.es/. A teoria de David Ausubel, de aprendizagem significativa, fundamentou a construção do OA, com atividades e tarefas para os estudantes executarem, refletirem e interagirem nos vários aplicativos desenvolvidos, e a oficina constitui-se numa estratégia proposta para ativar subsunçores com vistas à uma aprendizagem significativa. Esta proposta proporcionará um ambiente rico em trocas de conhecimentos entre os participantes e de aprofundamentos de ideias e conceitos que servirão, também de subsídios para continuar a aprimorar o OA. Os resultados da utilização do OA, em todas as oportunidades em que foi aplicado, são positivos, conforme comprovam relatos de experiências e outros artigos que estão publicados em anais de eventos ou revistas cientificas.

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