Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Celular na sala de aula, um aliado na prática de geometria no ensino fundamental
Michele Moscardini Lopes

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O celular é cada vez mais utilizado pelas pessoas, além do seu objetivo básico de comunicação, associado a tantas outras funções agregadas aos aparelhos atuais. Para os jovens , é status social, um eletrônico indispensável para interagir socialmente, se conectar, jogar, pesquisar, etc.

Esse uso contínuo e constante pelos adolescentes está se tornando um grande desafio para os ambientes escolares. Na escola, esses aparelhos interferem na concentração dos alunos, na dedicação e rendimento. Para a saúde, esses aparelhos podem causar danos incluindo a dependência.

Apesar de tantos pontos negativos, e uma imagem ruim por todos, o celular pode trazer beneficios ao ambiente escolar. Na escola, por exemplo, os smatphones poderiam ser um recurso tecnológico que auxília na aprendizagem. Fazer uso de aplicativos educacionais é uma alternativa que atrai, e nos permite usar novas tecnologias na sala de aula. Na disciplina de matemática, podemos utilizarmos inúmeros aplicativos, em especial o GEOGEBRA 3D GRAPHER, para construírmos conceitos geometricos variados. Esse minicurso apresenta algumas sequências didáticas para trabalharmos a geometria, fazendo o uso do celular na sala de aula, de maneira assistida e atrativa, juntamente como o relato de uma experiência aplicada no sétimo ano.


Texto completo: PDF