Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente estudo visa investigar os saberes e fazeres de um grupo de garimpeiros que desenvolvem suas atividades laborais em um garimpo localizado na zona rural do município de Parelhas/RN, com o objetivo de identificar, que conhecimentos matemáticos são utilizados pelos garimpeiros no processo de extração e comercialização mineral e como estes podem contribuir para uma proposta didático-pedagógica para o ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Para isso, estamos nos fundamentando nos pressupostos teóricos da Etnomatemática, na concepção de D’Ambrosio (2015), além de outros estudos etnomatemáticos, alinhados à pesquisa. No campo metodológico, serão utilizados alguns elementos da Etnografia, tais como, o diário de campo, a entrevista semiestruturada e a observação participante. A partir das análises dos dados coletados, será elaborado um caderno de atividades (Produto Educacional), com situações-problema norteadas pelo ensino-aprendizagem-avaliação por meio da Resolução de Problemas, propondo-se uma alternativa para o ensino de Matemática na Educação Básica. O público alvo para aplicação do Caderno de Atividades, serão os alunos da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, localizada na cidade de Parelhas/RN que, em sua maioria, residem na zona rural do município, onde predomina a atividade de extração e comercialização de minerais.