Última alteração: 06-10-2017
Resumo
Resumo: Considerando as relações da afetividade com a aprendizagem de matemática, optou-se por explorar as estratégias metacognitivas utilizadas pelos estudantes durante a execução de atividade matemática estruturada para atender a intenção de favorecer o processo de mudança conceitual a respeito da matemática e da sua aprendizagem, bem como, propiciar as percepções metacognitivas. A intervenção é empreendida pela própria pesquisadora com uma turma de 1ª. Série do ensino médio de uma escola pública do interior do Paraná, em que atua como professora da disciplina de matemática, por meio da aplicação de uma sequência didática organizada para tal fim. A sequência didática foi elaborada como um dos instrumentos de uma pesquisa, em andamento, constituída por i) estratégias que objetivam o registro das concepções sobre a matemática e sua evolução no processo da intervenção, e por ii) procedimentos com foco aos mecanismos metacognitivos e à mudança conceitual. O intuito deste trabalho é apresentar atividades do conjunto pertencente ao segundo aspecto em estudo, as atividades desse grupo ocorrem em três fases, as quais estão estruturadas de forma semelhante em termos de etapas que o aluno deve percorrer, contudo com gradativo aumento de dificuldade em termos de conhecimento matemático necessário para sua execução. Convêm ressaltar que durante todo o procedimento dessas fases ocorre a intervenção da professora. Acredita-se que a participação dos alunos tende a se mostrar num continuum que pode variar desde ações automáticas, sem expressão da consciência de suas condutas metacognitivas, até execuções elaboradas com planejamento prévio e conhecimento consciente do processo.
Palavras-chave: Matemática. Afetividade. Concepção de matemática. Metacognição. Evolução conceitual.