Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESTRATÉGIA DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, o recurso aos mapas conceituais constitui uma eficiente estratégia para que o professor acesse informações acerca de como o estudante organiza e relaciona os diversos conceitos em sua estrutura cognitiva. Considerando a relevância do conceito de derivada no Cálculo Diferencial Integral, o presente estudo analisa os mapas conceituais elaborados por dois estudantes do curso de Engenharia Elétrica, após a realização de uma oficina sobre conceitos elementares de Cálculo. A análise dos resultados permitiu evidenciar equívocos na formação de conceitos e no estabelecimento de relações. Conclui-se, que o recurso foi eficiente para que os estudantes pudessem tomar consciência de como organizam e relacionam seus conhecimentos e, para o professor, para que retome aspectos conceituais e relações mal esclarecidas, sugerindo ser empregado ao longo de toda a disciplina de Cálculo, de modo a rever seu planejamento, redirecionando ações que se fizerem necessárias.

Palavras Chaves: Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa. Ensino de Cálculo.

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