Última alteração: 04-10-2017
Resumo
Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, o recurso aos mapas conceituais constitui uma eficiente estratégia para que o professor acesse informações acerca de como o estudante organiza e relaciona os diversos conceitos em sua estrutura cognitiva. Considerando a relevância do conceito de derivada no Cálculo Diferencial Integral, o presente estudo analisa os mapas conceituais elaborados por dois estudantes do curso de Engenharia Elétrica, após a realização de uma oficina sobre conceitos elementares de Cálculo. A análise dos resultados permitiu evidenciar equívocos na formação de conceitos e no estabelecimento de relações. Conclui-se, que o recurso foi eficiente para que os estudantes pudessem tomar consciência de como organizam e relacionam seus conhecimentos e, para o professor, para que retome aspectos conceituais e relações mal esclarecidas, sugerindo ser empregado ao longo de toda a disciplina de Cálculo, de modo a rever seu planejamento, redirecionando ações que se fizerem necessárias.
Palavras Chaves: Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa. Ensino de Cálculo.