Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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UMA REFLEXÃO A CERCA DOS ERROS COMETIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A análise de erros é uma abordagem de pesquisa que vem sendo usada no ensino de matemática desde o início do século XX. Em longo prazo, é possível trabalhar as principais dificuldades detectadas, para que assim, o erro possa ser considerado uma ferramenta de prevenção. Tendo realizado várias investigações sobre erros cometidos por alunos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no curso de engenharia mecânica, observamos que os estudantes, em geral, não dominam conteúdos básicos da matemática. Esse problema, somando-se a dificuldades de abstração e generalização, também coopera para a reprovação e repetência em disciplinas matemáticas. Neste trabalho, apresentamos algumas pesquisas em análise de erros, especialmente trazendo resultados de investigações já realizadas com alunos de CDI I. Os resultados das pesquisas são apresentados em quadros e alguns casos típicos são analisados em profundidade, com considerações sobre as possíveis causas para os problemas e sugestões de estratégias para trabalhar com os erros.

Palavras-chave: Matemática; Cálculo diferencial e integral; Análise de erros; Aprendizagem.

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