Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Apresenta-se um estudo teórico sobre uso de WebQuest em propostas de ensino e de aprendizagem de Matemática que visa identificar em trabalhos científicos finalidades e indicativos sobre seus usos em sala de aula. Para tanto foram selecionados artigos de revistas, livros ou anais de eventos científicos. Os resumos, reconhecimento e análise sobre indicativos dessas produções são apresentados. O estudo possibilitou verificar que, nos artigos selecionados, os diferentes usos se referem à aplicações em sala de aula ou à cursos de formação continuada. São destinados a estudantes do ensino fundamental ou médio, ou a docentes em formação, ou a professores que atuam com ensino de matemática. Aparecem como propostas alternativas de ensino, com o propósito de facilitar o ensino e a aprendizagem de matemática por meio de recursos disponibilizados pela internet. Foram identificados como aspectos positivos o fato de despertarem a curiosidade dos estudantes, estimular a investigação orientada, bem como a aprendizagem construcionista e colaborativa, propiciando aos estudantes oportunidade para atuarem ativamente no processo de construção de seus conhecimentos. Também se percebeu que os autores indicam a necessidade de realização de cursos de formação de professores que capacitem para o uso adequado de recursos tecnológicos em sala de aula. Conclui-se que o uso adequado de recursos tecnológicos por meio do ambiente da WebQuest pode ser uma estratégia pedagógica interessante ao professor, pois possibilitar criar ambientes de ensino que favorecem a aprendizagem construcionista e colaborativa, o que favorece a compreensão em matemática e dinamiza conteúdos curriculares no contexto da sala de aula.