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GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de relatar parte das atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Curricular Supervisionado II, cursado pela primeira autora, aluna do curso Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. As atividades foram desenvolvidas com duas turmas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Formiga – Minas Gerais, e tiveram o intuito de investigar possíveis dificuldades no ensino-aprendizagem de conteúdos de geometria espacial. A metodologia escolhida para realização desse trabalho foi uma pesquisa de campo, que se dividiu na observação e participação de 31 aulas de matemática, nas quais foram lecionados conteúdos de geometria espacial, na regência de 10 aulas de reforço extraclasse abordando os mesmos conteúdos vistos em sala de aula, e de duas aulas sobre cilindros em horário regular de aulas. Posteriormente à pesquisa de campo foram realizadas entrevistas com a professora de Matemática e com alunos das turmas observadas. Com o trabalho foi possível identificar como possíveis dificuldades no ensino-aprendizagem da geometria espacial: a deficiência de conhecimentos de Geometria Plana, a dificuldade de visualizar sólidos geométricos, a não-compreensão das fórmulas para cálculos de grandezas dos sólidos geométricos e a dificuldade de relacionar a Geometria Espacial com suas aplicações cotidianas. Ao final do trabalho são feitas sugestões para superar tais dificuldades, como utilizar a história da matemática para contextualizar a Geometria Espacial e trabalhar de forma mais ampla os conteúdos de geometria no Ensino Fundamental.
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