Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
AÇÕES MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: APRENDER FAZENDO NA OFICINA DE GEOMETRIA
Mércia Cristina dos Santos Farias, Carloney Alves de Oliveira

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática educativa na formação do pedagogo, a partir da elaboração e execução de atividades propostas numa oficina temática sobre Geometria realizada na disciplina Saberes e Metodologia do Ensino de Matemática 1 ministrada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas no semestre de 2016.1. As oficinas matemáticas na formação do professor são ferramentas importantes neste processo com a vantagem de permitir um ambiente de interatividade entre os alunos e professores, mas por outro lado existe a necessidade que se tenha planejado, organizado e estruturado um ambiente propício e equipado com espaço físico adequado e recursos para elaboração e aplicação desses jogos, buscando com a diversidade de ideias, a velocidade na troca de informações e reflexões, um ambiente que se torne agradável e estratégico em dinamicidade de pensamento dos professores em formação. Aprender Matemática, superar essa ideia, se torna significante quando aprendemos, pois conseguimos associar a elementos corriqueiros e presente no dia-a-dia não somente a limitação do quadro e giz existente na sala de aula.


Texto completo: PDF