Última alteração: 22-09-2017
Resumo
A geometria é uma área da matemática presente em diversas formas no mundo físico e, por isso, é considerada uma das áreas mais concretas. E mesmo estando muito presente à nossa volta, alunos e professores apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, surge a busca por novas metodologias de ensino, em especial, aquelas em que os alunos possam experimentar, manipular, criar, observar, conjecturar, para que a aprendizagem ocorra de fato. Dentre elas, destacamos a utilização do origami, a arte japonesa de dobrar papel, de grande potencial facilitador da aprendizagem. Neste sentido, este minicurso tem por objetivo apresentar uma proposta didática e habilitar os participantes na utilização de dobraduras para o ensino-aprendizagem de geometria plana, em especial, no estudo de triângulos, possibilitando a construção de conceitos de uma maneira lúdica, dinâmica e manipulável. Para tal, será exposto e orientado o processo de construção das dobras, onde, cada passo de cada atividade, em sua maioria, está organizado em uma série de figuras que apresentam o modelo “antes” e “depois”, buscando facilitar a compreensão das dobras a serem realizadas. Acredita-se que a proposta possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da geometria na sala de aula, facilitando a compreensão de alguns conceitos, além de desenvolver habilidades como concentração, memória, motricidade e, principalmente, promover a interação coletiva na troca de conhecimentos. Espera-se que, através deste minicurso, possamos contribuir na formação dos participantes e enriquecer a prática docente, deixando o ensino e aprendizagem de Matemática mais prazeroso e dinâmico.