Tamanho da fonte:
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA PROPOSTA COM O SOFTWARE SIMCALC NO ENSINO FUNDAMENTAL
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste artigo discutimos ideias de função apresentados por alunos do Ensino Fundamental por meio da exploração da representação da janela do Mundo disponibilizada pelo software SimCalc. Os resultados discutidos neste artigo fazem parte de uma pesquisa de doutorado que objetivou discutir quais Obstáculos Epistemológicos apontados por Sierpinska surgem ao introduzir ideias relacionadas ao conceito de Função a alunos de 9º ano do ensino fundamental por meio de um coletivo pensante, e quais são as potencialidades do software SimCalc enquanto integrante desse coletivo que colaboram para a superação dos Obstáculos evidenciados. Os resultados apontam a presença de alguns Obstáculos Epistemológicos na introdução do conceito de Função neste nível de ensino, sendo que, na análise das atividades exploradas no artigo, o mais eminente foi “Proporção é um tipo privilegiado de relação”, o que nos fez inferir que, ao se introduzir o conceito de Função no ensino fundamental, deve-se ter a consciência da incidência deste obstáculo para que assim seja possível traçar estratégias para superá-lo. O software SimCalc, ao ser integrado ao grupo de trabalho, ofereceu elementos importantes para a constituição de um coletivo pensante favorável para a superação deste Obstáculo, uma vez que, por meio da Matemática do Movimento, explorou uma representação de função que usualmente não é utilizada no ambiente escolar, propiciando, assim, o reconhecimento de características essenciais para a construção do conceito de Função, tais como: relações entre duas variáveis, dependência, características de crescimento e decrescimento e reconhecimento dos conjuntos domínio e imagem.
Texto completo:
PDF