Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA EXPERIÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DAS FÓRMULAS DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS
Cristiana Monique Feltes, Cassiano Scott Puhl

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta didática que visa desenvolver um organizador prévio, para a compreensão dos conceitos gerais sobre Geometria Plana, este que é um subsunçor para a aprendizagem da Geometria Espacial. O organizador prévio tem o objetivo de promover uma aprendizagem ativa e significativa, por meio de manipulações e interações com colegas e com o professor, para a dedução das fórmulas de área de figuras planas. A proposta didática foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, da rede pública do Rio Grande do Sul, em que se observou a falta de conhecimento dos estudantes sobre Geometria Plana, sem este conhecimento, possivelmente, os estudantes terão dificuldade na compreensão dos conceitos da Geometria Espacial, ou desenvolverão uma aprendizagem mecânica. Preocupados com este contexto, planejou-se um organizador prévio para construir os conceitos gerais sobre Geometria Plana. A teoria de David Ausubel, de aprendizagem significativa, fundamentou o planejamento da proposta didática, que propõe também considerar o estudante como sujeito ativo nas atividades e na sua aprendizagem, desenvolvendo-se uma aprendizagem ativa. Os dados coletados mostram indícios de que o organizador prévio foi eficaz, que os estudantes compreenderam os conceitos gerais sobre Geometria Plana e aplicá-los em situações mais complexas do que proposto inicialmente.


Texto completo: PDF