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CÁLCULO MENTAL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste artigo temos como objetivo apresentar a análise de uma atividade relacionada com o cálculo mental, proposta em uma coleção de livros didáticos do ensino fundamental. Esta temática corresponde a pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que tem como objetivo analisar como o cálculo mental é trabalhado em uma coleção de livros didáticos do anos iniciais do ensino fundamental. Para isso escolhemos uma coleção, aprovada pelo PNLD 2016, que se propõe a desenvolver a habilidade ao longo das atividades que compõem os livros. Como o cálculo mental é fundamentado no sistema de numeração decimal olhamos não só para as atividades que tem em seu enunciado de forma explícita o trabalho com a habilidade, mas também para as atividades que contribuem para o desenvolvimento da mesma e isso justifica as demais atividades que discutimos neste artigo. Para esta análise utilizamos como aporte teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Chevallard, que apresentamos de forma breve em uma das seções, e por fim, trazemos algumas considerações acerca da forma com a qual é trabalhado o cálculo mental na atividade escolhida.
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