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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA COMUNITÁRIA RURAL
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente trabalho apresenta alguns resultados de análise dos questionários de uma pesquisa[1] que envolveu uma prática de Ensino com abordagem Etnomatemática desenvolvida com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental. Foi realizada numa Escola Municipal Comunitária Rural do município de Colatina, Estado do Espírito Santo. A maneira como a práxis pedagógica é percebida pelos estudantes, na tentativa de identificar se o Ensino e Aprendizagem de Matemática contribui para a sua formação, configurou-se como justificativa central para o desenvolvimento da pesquisa, que se processou por meio de um estudo teórico-prático acerca do Ensino e Aprendizagem de Matemática e da Educação do Campo em um Centro Familiar de Formação por Alternância – a referida Escola Municipal. Os resultados da pesquisa evidenciam que é possível desenvolver uma prática pedagógica que valorize a cultura campesina. Mais do que isso, os resultados mostram que a compreensão dos conteúdos matemáticos é mais significativa quando desenvolvidos em ambientes contextualizados, favorecendo a integração entre os conhecimentos cotidianos e escolares, construídos a luz dos pressupostos da Etnomatemática e da Pedagogia da Alternância.
[1] Pesquisa de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
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