Tamanho da fonte:
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GEOMETRIA UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Uma simples observação nos documentos oficiais para o ensino de matemática, bem como nos atuais livros didáticos, nos revela que, diferentemente de épocas passadas, a Geometria ocupa uma posição de destaque entre os conteúdos matemáticos presentes. Contudo, ainda muito se questiona sobre o seu ensino-aprendizagem na educação básica. Pesquisas indicam que tal problema pode ser, em parte, reflexo da formação inicial do professor de Matemática. Pensando nesta problemática, relatamos aqui os resultados de uma experiência realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Sorocaba. Com o objetivo de levar os futuros professores a construírem conhecimentos de geometria plana e espacial, essenciais ao seu desenvolvimento profissional, aproveitamos as potencialidades do Laboratório de Educação Matemática para propor uma sequência de oficinas, onde o ambiente, além do contato com variados materiais didáticos e diferentes metodologias de ensino, possibilitasse momentos de reflexão e discussão sobre geometria e seu ensino.
Texto completo:
PDF