Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS
Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Esse trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida com o intuito de conhecer possibilidades do jogo digital para a aprendizagem matemática do nativo digital, utilizando o smartphone como recurso de ensino. O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu no referencial teórico, por meio de pesquisa bibliográfica em que se procura estabelecer a definição de nativos digitais e a influência do jogo digital para o aprendizado de uma criança nativa digital. A segunda consistiu na observação da vivência de um nativo digital (ainda não alfabetizado) com um smartphone, segundo a abordagem fenomenológica. Conclui-se que o jogo digital possibilitou ao nativo digital conhecimento de quantidade na associação numérica; conhecimento da forma de alguns algarismos; e a contagem destes, se destacando como uns dos principais resultados obtidos a partir dos jogos trabalhados.

Palavras Chaves: Ensino de Matemática. Tecnologia. Nativos digitais. Jogos digitais. Fenomenologia.


Texto completo: PDF