Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DOS SABERES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcos Aurélio Alves e Silva, Tânia Maria Goretti Donato Bazante

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O trabalho proposto é fruto dos estudos advindos da graduação do autor, que teve como objetivo geral analisar duas coleções de Matemática que se encontram aprovadas nas avaliações trienais do Programa Nacional do Livro Didático no período de 1999 a 2014, por meio das resenhas críticas presentes nos Guias do Livro Didático. Uma nova investigação emergiu no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, a exemplo da sedução que estas resenhas provocam no processo da escolha do Livro Didático, levantando discussões sobre os saberes e formação docente. Traremos como fundamentação teórica, a Profissionalização Docente nas discussões sobre formação, saberes docente e o saber enquanto relação social; o debate do professor reflexivo, da reflexão na ação e sobre a ação do profissional e as questões da identidade docente, definindo, as características específicas de sua prática. Apresentaremos também as discussões dos instrumentos didático-pedagógicos na perspectiva dos documentos oficiais e o debate em torno do PNLD como um programa de política pública. A metodologia empregada na pesquisa terá uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada, a ser realizada com os docentes que participam do processo de escolha do Livro Didático. Para tratar os dados coletados utilizaremos a Análise de Conteúdo por meio do procedimento da categorização. Ao findar este trabalho acredita-se que o mesmo contribuirá com o debate da formação inicial dos professores de Matemática e os saberes necessários para à organização do processo de ensino e aprendizagem.


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