Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA: LIVRO-JOGO COMO DESAFIO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Aline Rodrigues Senna dos Santos

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Desenvolvido pelo Subprojeto PIBID Interdisciplinar Pedagogia e Matemática, da UFPR, este minicurso tem como objetivo explorar a criação de um livro-jogo semelhante ao RPG, a partir do ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta evidencia a Matemática como disciplina central para embasar as ações que visem o aprimoramento da leitura atenta e da interpretação compreensiva, promovendo um melhor desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e facilitando a compreensão de conceitos e sua aplicação na resolução de situações-problema. Utilizando recursos literários, as atividades planejadas estão articuladas ao ensino de Língua Portuguesa, tornando possível um ensino interdisciplinar que estimule a criatividade e produções significativas, ressaltando a participação do aluno como sujeito ativo e participativo. Para isso, a metodologia adotada para a concretização deste material consiste na prática e na reflexão sobre os diferentes modos de resolução das situações-problemas, bem como a criação de personagens e contos para, então, organizar o Livro-jogo. Nessa perspectiva, estima-se que o ensino-aprendizagem almejado para o minicurso instigue novas discussões acerca da relação da Matemática com outras áreas do conhecimento, enriquecendo o trabalho interdisciplinar, assim como fomentar a experiência docente com possibilidades e sugestões acerca do fazer pedagógico.

Texto completo: PDF