Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A JUNÇÃO DA AÇÃO DO ORIGAMI COM AS PESQUISAS DA NEUROCIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Elisane Strelow Gonçalves, Adriana Nebel Kovalscki, Josiane de Moraes Brignol

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em fase inicial, realizada pelo grupo de pesquisa GPPVE (Grupo de pesquisas e produção de vídeo estudantil) da Universidade Federal de Pelotas, que busca fazer um estudo sobre o Origami no ensino e aprendizagem da matemática. Onde uma das teorias utilizadas será a Neurociência e suas contribuições no ensino e aprendizagem dos últimos 10 anos e a outra teoria será a do Origami e sua contribuição no ensino e aprendizagem da geometria.

Fazendo um paralelo dessa idéia com as novas teorias da neurociência percebemos que a junção da ação do Origami com as pesquisas da Neurociência, principalmente na ação fisiocultura podem contribuir com o ensino e aprendizagem.

Para este estudo começaremos trazendo um pouco da história do Origami, sua chegada ao Brasil seu significado para alguns povos e posteriormente descrevemos um pouco o Origami como uma ferramenta de auxilio ao aprendizado e sua contribuição para despertar diferentes emoções nos alunos para a aprendizagem da Matemática.

Texto completo: PDF