Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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UM APANHADO SOBRE A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM DOCUMENTOS OFICIAIS A PARTIR DA LDBEB 9394/96 até 2016
Neslei Noguez Nogueira, Denise Nascimento Silveira

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


O artigo trata de um recorte da pesquisa de dissertação, que está se desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFM da UFPEL, junto ao grupo de pesquisa sobre formação de professores de matemática. Nessa pesquisa temos como objetivo realizar um inventário sobre a presença da Interdisciplinaridade – como proposta de abordagem dos conteúdos matemáticos – em documentos legais como a LDB, os PCNEM, as DCNEM, o documento do Ensino Médio Politécnico no RS. Para realizar esse inventário adotamos a metodologia do tipo Estado da Arte, pois esta proporciona identificar aportes significativos da construção de teorias e de práticas, que podem revelar experiências inovadoras. O período de análise é entre os anos de 1996 – por ser o ano do lançamento da LDB – e 2016, por ser o ano de reformas na educação realizadas pelo governo que assumiu a presidência após impedimento da presidente anterior. Por essa razão, o artigo apresenta alguns conceitos atribuídos a Interdisciplinaridade por teóricos, tais como: Japiassú (1976), Morin (2007), D’Ambrósio (2005; 2011), Fazenda (1979), Gusdorf (1995), Piaget (1972) e Lenoir e Larose (1998). Em seguida, fizemos considerações acerca da metodologia do Estado da Arte. Analisamos a presença da palavra Interdisciplinaridade nesses documentos oficiais. A primeira percepção é que os estudiosos possuem concepções distintas a respeito da definição de Interdisciplinaridade. E, provisoriamente, concluímos que ao inventariar as produções legais, podemos contribuir com novas pesquisas e, que as mesmas possam proporcionar um entendimento prático sobre o tema para sua inclusão na prática docente diária.


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