Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC: REFLEXÃO E MUDANÇA NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Roberta Schnorr Buehring, Juliane da Cruz de Castro

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A presente comunicação traz as principais reflexões e conclusões do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia de Juliane da Cruz de Castro (2015) que teve por objetivo identificar a importância da formação continuada de professores nas práticas de ensino dos alfabetizadores participantes da formação de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de São José - SC. Aponta para a relevância de uma formação reflexiva e sua influência nas práticas de alfabetização matemática. As análises baseiam-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada a partir de levantamento teórico sobre formação continuada, professor reflexivo e educação matemática. O estudo apresenta o resultado de três questões aplicadas em uma turma de Formação Continuada do PNAIC do município de São José - SC no ano de 2014 as quais contribuem para o entendimento da formação continuada no processo de aperfeiçoamento e mudança das práticas de ensino na alfabetização matemática.


Texto completo: PDF