Tamanho da fonte:
BUSCANDO A RENOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA E PERSPECTIVAS: um balanço do movimento da educação matemática no Brasil no primeiro século
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste trabalho objetivamos fazer um resgate do Movimento da Educação Matemática no Brasil no primeiro século de existência. Nossa pesquisa foi bibliográfica, baseada em documentos e impressos que versaram sobre o assunto, incluindo depoimentos de pioneiros em revista especializada. Assim, foi concretizado a partir das leituras sobre os eventos mundiais que influenciaram a renovação do ensino de matemática, dos eventos pioneiros que derivaram o movimento de criação da Educação Matemática, dos esforços ao redor do Brasil para a criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da consolidação da Educação Matemática enquanto área de pesquisa, e dos avanços obtidos no período. Constatamos que a Educação Matemática tornou-se em forte área de pesquisa, cujos resultados e encaminhamentos têm influenciado de forma significativa os rumos da educação básica no Brasil, através de diretrizes curriculares, acordos de cooperação educacional, eventos de todos os âmbitos e criação e intercâmbios em programas de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu na área.
Texto completo:
PDF