Última alteração: 02-10-2017
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar as contribuições que a Metodologia de Resolução de Problemas propicia para o ensino e aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas. A pesquisa, do tipo qualitativo, utilizou como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, o diário de campo e a análise documental. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Candelária/RS. As atividades em sala de aula seguiram os passos da Metodologia de Resolução de Problemas, sugeridos por Onuchic e Allevato (2009) e utilizada a teoria de Tall e Vinner (1981) de Imagem de Conceito e Definição de Conceito para analisar como os conceitos de progressões são construídos pelos alunos. Os resultados indicaram que a metodologia contribuiu com o aumento da capacidade de argumentação durante as discussões, estabelecimento de relações entre as situações com as representações matemáticas; organização do planejamento das aulas, possibilidade dos alunos aprenderem a partir do erro e aprender a trabalhar de forma colaborativa. Portanto, baseando-se nos resultados dessa pesquisa, acredita-se que a Metodologia de Resolução de Problemas propicia um ambiente favorável de ensino e aprendizagem dos conceitos de progressões.