Última alteração: 02-10-2017
Resumo
Este artigo aborda as práticas de sala de aula que utilizam-se da Etnomatemática. Objetiva compreender as relações entre as diferentes definições atribuídas ao conceito Etnomatemática e as atividades didáticas realizadas em sala de aula, a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras. Como corpus do estudo foram utilizadas dissertações e teses que articulam a Etnomatemática à sala de aula. Para a seleção do material utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses e os termos “Etnomatemática” e “sala de aula”, a partir da qual foram selecionadas doze produções. A análise evidencia que a definição mais utilizada do termo Etnomatemática é a proposta por Ubiratan D’Ambrosio. Em relação às motivações para a escolha do tema das atividades didáticas identifica duas vertentes: as atividades preparadas de acordo com assuntos de interesse dos estudantes; as definidas a priori pelo professor pesquisador. As principais características das atividades didáticas que envolvem o conceito Etnomatemática são: assunto escolhido a priori pelo professor, em geral relacionado ao cotidiano dos estudantes; atividades desenvolvidas por meio de oficinas, o professor prepara o roteiro de atividade e o estudante executa; abordagem estanque de conteúdos, sendo mais recorrente o estudo da geometria.