Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FUNÇÃO DO 1° GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES, COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA, ATRAVÉS DE SMARTPHONES E TÁBLETES.
Frank Victor Amorim

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


É recorrente nas discussões acadêmicas que o ensino-aprendizagem do conteúdo de função do 1° grau apresenta dificuldades para os discentes em função das características do conteúdo. Nesse sentido, em algumas pesquisas é relatado que é normal o aluno demonstrar dificuldades em funções, demandando um maior esforço na compreensão do conteúdo. Assim sendo, é necessário que o professor proponha novas metodologias, técnicas e ferramentas para que o ensino desse conteúdo seja mais produtivo. Nosso trabalho propõe a confecção e aplicação de atividades, as mesmas foram elaboradas com o intuito de aplica-las fazendo o uso de tecnologias com smartphones, tabletes e o Geogebra (Software de Geometria Dinâmica) para concretizar a aprendizagem de conceitos sobre função do 1° grau. A pesquisa envolveu 40 alunos de duas turmas de 9° ano de uma escola particular em Parnamirim-RN. Procurou-se, com esses recursos e atividades, amenizar as dificuldades de aprendizagem sobre essa temática, de modo a auxiliar a visualização e compreensão de gráficos e demais conceitos, sempre relacionando com o termo algébrico. A pesquisa foi fundamentada na categoria de sistema de exercícios e práticas de atividades e simulações com o Geogebra. Diante disso, foi preparada uma sequência de atividades, que se subordinou a essas categorias. Alguns dados da pesquisa foram descritos e, após analisados, permitiram inferir a ocorrência da evolução conceitual, por parte dos estudantes, de função do 1° grau. O trabalho evidencia o conhecimento matemático e tecnológico para contribuir com o ensino e aprendizagem no ensino fundamental e séries futuras e/ou etapas futuras.

Texto completo: PDF