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EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O TRABALHO COM TABELAS E GRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este artigo consiste em recorte de uma pesquisa de Mestrado em andamento realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE. Nosso objetivo aqui é apresentar resultados preliminares de uma Revisão Sistemática da Literatura na qual levantamos, reunimos e avaliamos publicações científicas nacionais (artigos), dos últimos 5 anos, sobre o trabalho com tabelas e gráficos no Ensino Médio, dentro do campo da Educação Estatística, com ou sem o uso do computador. Em termos gerais, os resultados obtidos indicam que o debate sobre o trabalho com tabelas e gráficos no âmbito da Educação Estatística no Ensino Médio ainda é insipiente, requerendo mais pesquisas na área. Além da escassa quantidade de artigos encontrados nos periódicos investigados, também não encontramos trabalhos que envolvessem o uso do computador. O ciclo investigativo é uma possibilidade de proposta didático-metodológica exitosa para o Ensino de Estatística no Ensino Médio. Construtos teóricos da Educação Matemática Crítica também podem contribuir para intervenções voltadas para o letramento estatístico.
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