Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: A FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO EM QUESTÃO
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Andréia Dalcin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste texto nos propomos a refletir sobre a formação inicial, na perspectiva de formação por área de conhecimento, de professores que ensinam Matemática e Ciências Naturais. Olharemos para a Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, que é uma licenciatura interdisciplinar que habilita professores para lecionarem Ciências e Matemática nos anos finais do ensino fundamental e Química, Física ou Matemática no ensino médio. Tais reflexões integram uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Neste momento, nos deteremos a analisar as respostas obtidas por meio de um questionário aplicado aos egressos do referido curso, cujas questões abordam a formação inicial por área de conhecimento.  As análises iniciais dos dados produzidos indicam que os egressos desse curso, em sua maioria, se sentem aptos a trabalhar as áreas de Ciências e Matemática, de forma integrada, no ensino fundamental, no entanto as respostas nos dão indícios de que houve limitações na articulação entre as áreas no processo de formação inicial destes docentes.

 


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