Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ANÁLISE DE CONTEÚDO: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS CRENÇAS E CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vannessa Cristina Almeida da Silva, Magno Luiz Ferreira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esta comunicação é um extrato da pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização no Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do IFRJ Campus Volta Redonda. Nossa pesquisa de pós-graduação teve o objetivo de identificar possíveis variações na Dimensão Afetiva dos alunos ao lidar com estudo de sistemas lineares. Neste sentido, procuramos apresentar o modo como as emoções, as crenças, as concepções e as atitudes (Descritores da Afetividade) podem influenciar a visão do aluno em relação à Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com o 8º ano do Ensino Fundamental, onde abordamos o conteúdo Sistemas de Equações. A estratégia foi apresentar aulas do mesmo assunto utilizando diferentes formas de resolução e verificar as mudanças ocorridas em seu domínio afetivo. Para esse fim, utilizamos instrumentos como o Mapa de Humor, o Questionário de Identificação das Crenças e Concepções e um Caderno de Campo. Neste texto procuramos apresentar as categorias que caracterizaram as crenças e concepções desse grupo de alunos, nos baseando no método de investigação denominado Análise de Conteúdo, descrito por Moraes (1999) e Gomes (2009).


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