Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO MODULAR DO TIPO f(x)=a∙|bx+c|+d
Josimar José dos Santos

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente relato descreve as atividades e algumas das experiências vivenciadas pelo professor no ano de 2016, durante as aulas de matemática com os alunos do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus João Câmara. A metodologia adotada para o desenvolvimento das atividades tomou como base uma aula expositiva dialogada tendo como recurso didático o software Geogebra, quadro branco, pincel, apagador, notebook, projetor de multimídia, régua, lápis, borracha e uma folha de papel quadriculado contendo o plano cartesiano. Após a realização de todas as atividades desenvolvidas, os resultados mostraram-se satisfatório, pois houve contribuição tanto para o professor, aperfeiçoando sua prática educativa, quanto para os alunos, tendo em vista, que foi identificado melhora no rendimento e no aprendizado dos alunos. Como resultado, também podemos destacar, que os alunos apresentam-se mais motivados durante as aulas, o que proporcionou uma maior interação na relação professor-aluno-professor. Diante de tudo isso, o uso do software Geogebra como recurso didático nas aulas de matemática é uma possibilidade de melhorar nossas práticas educativas, assim como, potencializar o aprendizado dos alunos.

Palavras Chaves: Geogebra. Ensino de Matemática. Função Modular. Gráficos.

Texto completo: PDF