Última alteração: 22-09-2017
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como estão sendo realizadas pesquisas nas quais a temática “Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” estejam presentes, no âmbito do estado do Paraná. Para isso, foi realizado um levantamento das mesmas considerando duas perspectivas: a) as pesquisas publicadas em anais de um importante evento paranaense de Educação Matemática, a saber, o EPREM (Encontro Paranaense de Educação Matemática), em suas últimas três edições (2011, 2014, 2015) e b) teses e dissertações publicadas em páginas de Programas de Pós-Graduação paranaenses, nos últimos dez anos. Para a análise dos dados obtidos, usamos os aportes metodológicos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, embora as pesquisas estejam ocorrendo, elas ainda são poucas e não abarcam todas as perspectivas, como por exemplo, a quase ausência de pesquisas que tratam do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para este nível de ensino. Salientamos ainda que pesquisas realizadas em nível de doutorado são raras, evidenciando a necessidade de pesquisas que produzam novos conhecimentos.