Tamanho da fonte:
EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Colaborar para que os processos de ensinar e de aprender matemática sejam mais significativos para quem ensina e para quem aprende, é o foco do presente trabalho. Destaca-se a importância da formalidade da linguagem matemática, de suas demonstrações e de seus conceitos. O uso de atividades lúdicas pode ser uma estratégia que o professor utilize no intuito de aprimorar a conexão dos conteúdos com o contexto dos alunos propiciando assim maior percepção da relevância ou não dos mesmos. Relata-se uma ação realizada pelo grupo de acadêmicos e professores extensionistas do Projeto Formação Continuada de Professores de Matemática que faz parte do Programa de Extensão Integração da Universidade com a Educação Básica da Universidade de Passo Fundo a respeito dos processos de ensinar e de aprender equações de primeiro grau. As atividades envolveram professores e alunos de matemática da Educação Básica. Serão apresentadas constatações feitas pelo grupo sobre o estudo de equações do primeiro grau e posteriormente uma proposta de sequenciamento didático pedagógico para o estudo de tal assunto, que foram organizados e aplicados e que aqui serão propostos em forma de minicurso.
Texto completo:
PDF