Última alteração: 15-09-2017
Resumo
A experiência didática relatada neste artigo foi realizada com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Blumenau (SC), com o tema Quadrados Mágicos. O objetivo foi compreender e aprimorar a aprendizagem de conceitos relacionados à adição e multiplicação e introduzir os conceitos de potenciação e de cálculo algébrico através de Quadrados Mágicos. Tal proposta foi desenvolvida em função de o professor ter identificado fragilidades nos estudantes em relação às operações aritméticas básicas e encontrar nos Quadrados Mágicos uma alternativa de amenizar tais fragilidades, além de ampliar conhecimentos e chegar aos conceitos de potenciação e cálculo algébrico. Assim, foi organizada uma sequência didática onde se apresentou os Quadrados Mágicos a partir de uma contextualização histórica e se trabalhou dentro de uma proposta de montagem de Quadrados Mágicos de diversas ordens, sempre com atividades baseadas em jogos coletivos. O professor organizou suas compreensões acerca da prática pedagógica por meio de um diário de campo, cuja análise foi realizada com base no conceito de mediação simbólica da teoria Histórico-Cultural proposta por Vigotski (1998). As análises permitiram compreender que os estudantes se mostraram motivados e envolvidos com o processo, tendo participado ativamente de todas as etapas, desde a confecção dos materiais utilizados até a realização das atividades propostas. A valorização dos conceitos já construídos e a mediação aluno-aluno e professor-aluno propiciaram uma aprendizagem mais elaborada de conceitos aritméticos, além da ampliação destes conceitos chegando à potenciação e a cálculos algébricos elementares.
Palavras Chaves: Quadrados Mágicos. Jogos Didáticos. História da Matemática. Mediação Simbólica.