Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA ATRAVÉS DE JOGOS DE ORIGEM AFRICANA
Catiana Moraes, Ursula Tatiana Timm

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este pôster tem por objetivo apresentar os resultados de um projeto de Extensão Universitária Educação Matemática e jogos de origem africana, desenvolvido na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com o propósito de inserir o estudo da cultura africana e afro-brasileira no Ensino Básico (Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana) e de integrar a teoria e a prática na formação inicial dos estudantes de licenciatura (estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação). Metodologicamente, foram desenvolvidas ações estratégicas no âmbito da política de formação de professores, para um grupo de oito acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática Licenciatura, promovendo o desenvolvimento de pesquisas e produção de materiais didáticos, bem como o planejamento, a organização e a realização de atividades pedagógicas para grupos de alunos da Educação Básica, com a finalidade de proporcionar o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira e da diversidade na construção histórica e cultural do país, através de jogos africanos. Acredita-se que o uso de jogos de origem africana, como alternativa metodológica, assume o papel de divulgar a cultura africana, estabelecendo a valorização da diversidade étnico-cultural do povo brasileiro, segundo a Lei nº 11.645 de março de 2008, que recomenda estudos sobre a história e a cultura afro-brasileira.

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