Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA CONSTRUÍDO POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA
Douglas Vinicius Antunes Rodrigues

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Percebemos, nos tempos atuais, a busca por métodos que façam com que os alunos aprendam a ter uma posição mais ativa e crítica sobre os assuntos que os rodeiam. Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência que buscava verificar se, por meio da teoria das situações didáticas de Guy Brousseou, é possível construir uma situação que irá ser eficiente no ensino do conteúdo de funções em seu aspecto básico como, relação entre elementos, fórmulas para funções e gráficos. A metodologia adotada fundamentou-se na engenharia didática para caracterizar uma série de atividades divididas em 3 folhas que focam no processo de construção das ideias presentes no estudo de funções. Ao término das aplicações das atividades, pôde-se obter resultados que mostram o quanto esse método pode contribuir para um ensino mais ativo onde o aluno toma a frente de suas opiniões e discutindo com um grupo, pode chegar a conclusões que completem seu pensamento.


Texto completo: PDF