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ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Esta proposta de ensino relata uma prática pedagógica desenvolvida em uma escola pública do Vale do Taquari – RS, localizada no município de Paverama. O público alvo foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática. Quanto aos aportes teóricos, este trabalho apoia-se na tendência da Investigação Matemática, que possibilita ao aluno escrever conjecturas e validá-las matematicamente, destacando autores como: Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), Bandeira e Nehring (2011). Assim, este relato tem por objetivo socializar os resultados decorrentes de atividades investigativas que foram desenvolvidas em sala de aula, contemplando o conteúdo de Matemática Financeira, enfatizando porcentagem, regra de três e juros. Ademais, o intuito foi motivar os alunos participantes da atividade, a utilizar a matemática de forma diferenciada. Os dados foram registrados por meio de questionários, relatórios e gravação das socializações. Os resultados permitem inferir que, os discentes envolvidos, mostraram-se motivados na realização das atividades, desenvolvendo a sua capacidade de estabelecer relações e registrar suas conjecturas.
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