Última alteração: 15-09-2017
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar o processo de resolução de problemas aditivos à luz da Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1996). Objetivou-se identificar os erros mais comumente cometidos por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas aditivos, especificamente aqueles relacionados às situações de mudança/transformação. A pesquisa foi realizada com 22 estudantes cursando o 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal localizada no agreste pernambucano. Esses participantes resolveram seis situações-problema versando sobre os diferentes contextos relacionados a problemas aditivos em situação de transformação. Com base nos principais resultados encontrados, foi possível perceber que os problemas aditivos de transformação cujos resultados são desconhecidos (tanto em contexto de acréscimo quanto de decréscimo) são aqueles que apresentam maior percentual de acertos. Por sua vez os problemas cujas séries iniciais e transformações são desconhecidas proporcionam maiores dificuldades em suas resoluções. O baixo desempenho apresentado pelos participantes durante a resolução dos problemas propostos está intimamente relacionado a erros de cálculo numérico e relacional, sendo o segundo o mais frequentemente observado. Destaca-se, também, que foi observada grande resistência por parte dos estudantes em registrar as estratégias utilizadas na resolução dos problemas aditivos, apresentando tendência a realizar cálculos mentais ou utilizar estratégias informais em folhas à parte daquelas entregues pelos pesquisadores. Tais resultados apontam para a necessidade do trabalho com as variadas situações que atribuem sentido aos conceitos de adição e subtração no âmbito escolar visando a adequada apropriação desses conceitos pelos estudantes.