Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste artigo é apresentado um estudo de como os setores juros simples e compostos são abordados em dois documentos que exercem influência no seu ensino na Educação Básica brasileira, mais particularmente, no Ensino Fundamental – Anos Finais, a saber: parâmetros curriculares nacionais e livros didáticos. Desse modo, nosso objetivo foi identificar as relações institucionais esperadas e existentes para a introdução e desenvolvimento das noções de juros simples e compostos no Ensino Fundamental – Anos Finais, no Brasil, de forma a compreender quais as abordagens privilegiadas nas propostas institucionais. Para isso, consideramos enquanto fundamentação teórica a Teoria Antropológica do Didático, dando destaque às noções de praxeologia e relação institucional. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método a análise documental. Pela análise dos documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (relações institucionais esperadas) e dois livros didáticos (relações institucionais existentes), observamos que estes não convergem, quando consideramos os tipos de tarefas propostas para serem abordadas, pois os livros didáticos não contemplam atividades que priorizam o desenvolvimento do cidadão, como indicado nos documentos oficiais.