Última alteração: 24-10-2017
Resumo
O artigo é um recorte da tese de doutorado sobre o ensino da Aritmética no nos Ginásios dos Jesuítas no final do século XIX e início do século XX, no Rio Grande do Sul. Por meio de um estudo qualitativo e documental, investigou-se como a Aritmática era ensinada nesses Ginásios dos jesuítas e quais conteúdos eram trabalhados nos diferentes anos de ensino. Nos relatórios anuais do Ginásio Conceição de São Leopoldo encontrou-se um artigo de 1906, escrito pelo padre jesuíta, Pedro Browe S.J., professor desse Ginásio, em relação ao ensino da Matemática no Brasil. A seguir, estudou-se um livro de Aritmética utilizado nos Ginásios dos Jesuítas de autoria de dois padres jesuítas, professores desses educandários. O livro analisado apresenta parte teórica e prática. Inicialmente, o foco são as demonstrações e os critérios para a sua compreensão, seguido de exercícios e situações problemas, focando o dia a dia dos alunos. Diante disso, com esta investigação, pretende-se contribuir com a compreensão do processo histórico de ensino e de aprendizagem da Matemática e em especial no Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Pesquisa Histórica. Ginásios dos Jesuítas. Ensino da Aritmética.