Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este relato traz uma experiência que fez parte de um projeto chamado Ler e Aprender em um Colégio Estadual da Região Sudoeste do Paraná. O projeto, assim como a experiência em matemática, objetivava incentivar o aluno a ler mais, a escrever e com isso aprender. Dessa forma, foram escolhidos dois livros: O diabo dos números, que foi trabalhado com um grupo de 2º ano e Folclore da matemática que foi trabalhado com um grupo de 3º ano, ambos do Ensino Médio. Como metodologia, na experiência, os alunos foram encorajados a ler, escrever e desenhar, três vertentes da Comunicação em Matemática, uma das Tendências em Educação em Matemática. Essa metodologia serviu para o processo como um todo, ensino-aprendizagem-avaliação. Os resultados foram os melhores possíveis, os alunos mostraram interesse pela experiência desde seu início e ao ler perguntavam, reliam, desenhavam e buscavam as relações existentes entre a literatura e os conhecimentos matemáticos.