Tamanho da fonte:
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS ANTES DE INGRESSAREM NO CURSO DE PEDAGOGIA
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho visa apresentar resultados preliminares de um estudo relacionado à formação matemática de futuros pedagogos. Seu objetivo é compreender a forma como as experiências com a matemática, anteriores ao ingresso na universidade, podem influenciar nas concepções e atitudes de futuros pedagogos frente à mesma e à prática docente. Os dados deste estudo são compostos de narrativas de alunas do sétimo período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), onde as mesmas escreveram sobre a matemática em suas vidas, com um recorte especial para a vida escolar. Estas narrativas foram apresentadas durante as aulas da disciplina de Matemática: Fundamentos e Metodologias I, em um momento de discussão coletiva sobre o que foi vivenciado por elas. Com base na análise dos dados, são discutidos, neste trabalho, aspectos relacionados a uma visão geral da experiência com a matemática escolar, a postura dos professores em sala de aula, aos modos dos professores abordarem o conteúdo matemático, ao conteúdo mais citado e aos usos da matemática na vida. Essas análises têm se mostrado importantes para o trabalho que tem sido realizado de formação de pedagogos na UNIFAL-MG.
Texto completo:
PDF